top of page

Micro-hábitos: pequenas mudanças que mudam tudo


Você já leu esse livro? Se sim, conseguiu implementar quantos novos micro-hábitos?

Pergunta intrigante essa, certamente.


Estou lendo vagarosamente. Um pouquinho por vez. Deglutindo. Saboreando. E, segundo o autor, seu método Micro-hábitos revela que a chave para a mudança de comportamento não é sobre força de vontade. É sobre o foco no que é fácil de mudar.


Muito bem. Eis uma coisa fácil de mudar: beber água na quantidade ideal. Se você, amada, me acompanha nas redes sociais, já me ouviu falar sobre importância da água para a aprendizagem. E sobre a quantidade de água ideal para você beber ao longo do dia, bastando fazer uma conta simples: 0,035 x seu peso. Eu peso 72 kg, portanto devo beber 2,52 litros de água por dia. Simples. Fácil. Mas para quem não tem o hábito de monitorar a quantidade de água bebida, pode ser mais do que difícil fazer isso. Pode ser que não caiba no seu dia.


O autor sugere 300 receitas de micro-hábitos. Coisas simples. Ações que se baseiam no modelo de comportamento de Fogg: Motivação + Capacidade + Ação


Você tem um motivo para fazer algo, tem a capacidade de fazer e então faz. Simples, não é? E então porque muitas pessoas não conseguem incluir micro-hábitos em seu cotidiano?

A resposta é ainda mais simples. Estamos desatentos. Sem foco. Sem determinação. Começamos animados, e como o resultado nem sempre é imediato, aos poucos vamos cedendo, perdendo a motivação.


Essa é uma era de busca por resultados imediatos. Por prazeres rápidos. Por mudanças passageiras. Estamos vivendo esse momento. De desatenção. De falta de conexão com o que queremos e por que queremos. E sem essa conexão, com nós mesmas, nada muda.


Pense comigo: quanto mais simples as soluções, mais fácil implementar. Ler um livro é simples. Mas aqui deixo minha pergunta: qual sua motivação para executar o que o livro propõe? Você se sente capaz? Então, bora agir.


Muitas mulheres tem a motivação para ler. Algumas já desenvolveram a capacidade para aplicar o que aprenderam. Mas, a maioria não consegue fazer sequer a menor ação necessária: ler com intenção e aplicar. Por quê? resposta simples: não se sentem capazes.

Bora refletir? Olha o micro-hábito surgindo aí: Depois de ler uma página, destaque uma palavra chave por parágrafo. Esse é o primeiro passo para ler com intenção e agir. Treine. É simples.


Acompanhe: toda semana, textos novos por aqui. Micro-hábitos. Bora?

Educação para Mulheres - desenvolva sua capacidade de aprender.

Quer aprender a ler com intenção e aplicar? Conheça o Liberta: formação em leitura com foco e concentração.

 
 
 

Comentários


bottom of page