Voltou a estudar, mas tem dificuldade para "decorar"?
- Danielle Junges Bazzo
- 25 de jan. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de fev. de 2022

Todos os dias recebo mensagens assim nas minhas redes sociais. Amadinhas que estão voltando a estudar mas que encontram muitas dificuldades com o estudo, e estão ainda conectadas à forma como aprenderam a estudar na infância.
Isso acontece muito porque a referência que muitas mulheres têm de seu tempo de estudo é que vão servir de base, agora, na vida adulta, quando retomam à rotina de estudantes.
Isso acontece com você? Está com dificuldades para "aprender"? Bom, vamos começar a resolver isso então.
Amadinha, primeiro o mais importante: Não se preocupe em decorar. O importante é aprender. E eu sei que a pergunta agora é essa: e como aprender.
Sim, esse é um processo que vamos falar muito por aqui. Como aprender? Já que cada um tem suas preferências, estilos, canais preferenciais, ou resumindo: seu jeito de aprender.
E isso é incrível mesmo: cada um aprende de um jeito único, exclusivo, individual. Teremos maneiras parecidas, mas nunca 100% igual ao outro. Então nesse post vou dar um caminho inicial, vamos lá?
Etapa 1 - Crie uma rotina de estudos
Você voltou a estudar, amadinha, e agora? Agora é hora de definir sua rotina de estudos. Consegue estudar todos os dias, por pelo menos 15 minutos? Se sim, defina o horário que você estará disponível para isso. Se não, além de definir o horário, defina também os dias. É um compromisso, certo?
Etapa 2 - Defina um local
Agora que você já definiu seus horários e dias em que vai estudar, é hora de pensar onde. Para que você tenha bons resultados, aí vão algumas orientações:
Sua cama não é lugar de estudar;
Sofá da sala, com a TV ligada também não;
Prefira um local tranquilo, bem iluminado e ventilado. De preferência, silencioso.
Uma mesa e uma cadeira confortável, com espaço para acomodar todo seu material é o ideal.
Etapa 3 - Siga um planejamento
Bom, você já identificou seu local ideal e então está na hora de estudar. Mas o que você vai estudar? Faça um planejamento das matérias que você tem. Se tem aulas diárias, procure fazer seu planejamento de acordo com elas. E, lembre-se: aula dada é aula estudada. Ou seja: assistiu a aula, revise o conteúdo, faça exercícios. Monte uma tabela com seus dias/horários e conteúdos a estudar. Isso vai te ajudar, e muito.
Etapa 4 - Identifique o que faz mais sentido para você
E agora vem a parte mais trabalhosa: Como estudar? Estamos começando aqui nesse post a falar sobre isso. Então vou te dar três caminhos para você começar a perceber o que faz mais sentido por aí, certo?
Perceba sua preferência - Entre ler um texto e assistir um vídeo, o que você gosta mais? Entre assistir um vídeo e realizar algo de maneira prática, o que você prefere? E qual dessas três maneiras você percebe que te interessa mais?
Ler um texto
Assistir um vídeo
Fazer algo prático
Identificou o que faz mais sentido aí para você? Então comece dessa forma. Se é lendo textos, lembre-se que para isso você também deve estar em seu local de estudo, com cadeira e mesa, para fazer sua leitura.
Se é assistindo um vídeo, o local permanece o mesmo.
E o que você pode fazer de maneira prática? Preste atenção nisso: EXERCÍCIOS! É assim que começa mesmo. Bem simples.
Agora algo bem importante: você identificou a maneira que mais te agrada, mas deixa eu te perguntar uma coisa: consegue acompanhar ou logo fica distraída? Se a distração é uma companhia fiel, vamos resolver isso agora: Na leitura, procure anotar palavras-chave, grifar conteúdo essencial, ou até escrever o que entendeu ao finalizar o texto. Para os vídeos essas dicas também valem, e aqui você pode pausar e voltar na explicação quantas vezes forem necessárias. Quer colocar em prática mas não tem listas de exercícios? Faça um estudo dirigido: para cada parte do texto/vídeo elabore uma pergunta e ao final, responda. Você também pode pesquisar sobre o tema e encontrar diversos exercícios através do GOOGLE. Lembre-se: estudo exige uma dose de esforço.
Etapa 5 - Persista
Por último, mas não menos importante: PERSISTA. Alguns dias vai dar preguiça, em outros você não vai ter tempo ou vontade. Estude mesmo assim. Assuma esse compromisso com você.
Se esse pequeno roteiro fez sentido aí para você, será muito bom receber seu comentário. Se precisa de ajuda para voltar a estudar ou mais orientações, continua comigo. Tem muito mais para acontecer. Me acompanhe também no Instagram: https://www.instagram.com/daniellejungesbazzo/
Quer saber mais sobre como desenvolver uma rotina de estudos? Assista ao vídeo: